Seguidores

13/10/2015

1ª Feira de Robótica na Rádio Colméia


Alunos do nono ano do Núcleo Educacional João Fernando Sobral, de Porto União, montaram um protótipo de braço hidráulico de madeira com seringas com água, para projeto de robótica.
A ideia do projeto de robótica surgiu nas aulas de geografia da Professora Verônica M. S. Homczinski, após os alunos estudarem os países desenvolvidos, especificamente o Japão e os Estados Unidos. Os alunos também assistiram um filme sobre robótica.
Com isso, os alunos começaram a desenvolver o projeto de um protótipo de uma máquina com braços hidráulicos. Os alunos que desenvolveram a máquina foram Douglas V. Calatay, Jean Carlo Mendes, Lucas P. Kirchner, Murilo G.Rosa e Robert da Silva Alves.
Como a madeira era um material de mais fácil acesso aos alunos, eles desenvolveram um protótipo de madeira com braços hidráulicos, que funcionam com o uso de seringas com água.
“Passei o filme Big Hero e depois disso saiu a ideia de um desafio de robótica na escola. Foram quatro turmas que participaram da competição que a princípio era individual e depois eles acabaram se reunindo e criaram esse braço hidráulico”, conta a professora.
O aluno Jean explica um pouco sobre a máquina, denominada por eles de Mark 5, em referência ao filme do Homem de Ferro. “Nós criamos um braço hidráulico com seringas, ele funciona igual a um braço hidráulico normal. A gente achou uma ideia inicial em fazer com três pedaços de madeira e uma dobradiça. Fomos aperfeiçoando e desenhando o braço e em seis semanas conseguimos construir o braço hidráulico”, falou.
O secretário de Educação Bento Trindade Junior foi até a escola conhecer o projeto dos alunos. “Fiquei surpreso quando a Diretora Isabel me chamou para mostrar esse braço hidráulico. É um trabalho minucioso e temos que incentivar cada vez mais. A escola pública tem valor e tem qualidade de educação. Realizando um trabalho desses, eles se tornam exemplos para os outros alunos. Tanto que na escola já estão montando outros projetos de robótica”, afirmou Trindade.



Veja o 1º Vídeo: 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares

Animação de Ficção Científica